Geladeira Sustentável

13/11/2011 12:37

Organizar a geladeira é sustentabilidade, uma geladeira limpa e organizada faz parte dos pilares da sustentabilidade, onde economizaremos mais em energia, pois não ficaremos parados na frente dela procurando algo escondido, é também uma ação ambiental e social, pois conseguimos ver com facilidade os insumos que devem ser consumidos primeiro, evitando que estraguem, desta forma não produziremos lixo em demasia, sabendo que há muita gente sofrendo com a falta de alimento.

É muito fácil deixar sua geladeira sustentável, além de ter o selo A de eficiência da PROCEL você pode organizar hoje mesmo, faça sua parte.

A geladeira é um equipamento de cozinha indispensável para termos mais segurança alimentar, na qual a conservação do alimento se faz mais eficiente. Mas, mesmo sendo um equipamento que faz parte do nosso dia-a-dia, muitas pessoas não sabem utilizá-la adequadamente.

A Geladeira não garante a integridade do alimento de forma infinita, mesmo que congelado no freezer, este equipamento apenas retarda o tempo do alimento estragar, sempre respeite o prazo de validade e desconfie de cores e aromas estranhos.

Nos refrigeradores de apenas uma porta, aqueles com o freezer na parte superior, pois é, sabemos que o ar mais frio desce e o ar mais quente sobe, no interior da geladeira acorre a mesma coisa, e sendo a parte mais próxima ao frezzer a mais fria devemos colocar na primeira prateleira os insumos mais perecíveis, como carnes, molhos, etc.

Logo abaixo devemos colocar os laticínios, pois é na segunda prateleira que encontramos uma temperatura menos fria que a superior.

Os legumes e verduras, devem ser guardados na gaveta inferior da galadeira, protegida com a tampa da gaveta e se possível já porcionada em saquinhos próprios para uso em cozinha, se os legumes e verduras ficarem nas prateleiras mais frias e sem proteção, logo estarão secos e queimados impossibilitando o consumo seguro.

 Logo acima da gaveta das verduras e legumes  guardaremos as frutas e ovos. Normalmente as geladeiras vem com suporte de ovos na porta, mas a maneira correta de armazená-los é na penúltima prateleira, para manter os ovos sem agitação e sem a brusca variação de temperatura que a porta do equipamento proporciona ao abrir e fechar a porta. Imagine você no verão quando a temperatura chega a 30ºC à 40ºC, o interior da geladeira mantem 5ºC, se os ovos ficarem na porta, a cada vez que alguém abri-la o insumo sofrerá um choque térmico, podendo levar a redução da validade. Isso é muito perigoso, uma vez que os ovos são alimentos que estragam com facilidade. Por este motivo que as geladeiras mais modernas estão vindo com o porta ovos móveis, facilitando a colocação dos mesmos no local adeguado.

Na porta da geladeira, podemos guardar os sucos, água, refrigerantes, geléias e todo alimento que não requer cuidado especial quanto a agitação e mudança brusca de temperatura.

Dicas do Chef Raffa.

 

Contato

Chef Raffa Leal

chefraffalleal@gmail.com

Rua Manoel Moura, 435 Bairro Campestre - São Leopoldo RS

00XX55 51 9561 5718

Pesquisar no site

Portfolio do Chef

02/01/2010 18:56

Feiras Ecológicas em Porto Alegre

Endereço das Feiras Ecológicas  em Porto Alegre. Av. José Bonifácio esq. Oswaldo Aranha - Bairro Farroupilha. Av. Cristovão Colombo, no estacionamento do Shopping Total. Av. Getúlio Vargas, Pátio da Sec da Agricultura do RS. Av. Otto Niemeyer esq. Av. Wenceslau Escobar. - As feiras...

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode

GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL