Quinta da Bacalhôa

 

A vinha plantada na Quinta da Bacalhôa encontra o “terroir” ideal para a produção de excelentes vinhos – solos calcários vermelhos e bem drenados com clima ameno devido à forte influência atlântica. As castas escolhidas no encepamento da Quinta o Cabernet sauvignon e o Merlot beneficiam das condições naturais para uma maturação lenta e equilibrada.
Em 2001 o Merlot, casta temporã, foi vindimada a 14 de setembro; a uva beneficiou de uma maturação lenta e apresentava-se em perfeitas condições para ser vinificada com sucesso.
Quanto ao Cabernet sauvignon, a sua colheita ocorreu no dia 9 de outubro, como é habitual nesta zona; os cachos com bagos pequenos e pretos tinham uma boa maturação fenólica, uma boa acidez e álcool potencial de 13,2%.
Após uma fermentação dos vinhos elementares de uma semana a temperatura controlada, seguiu-se um período de «cuvaison» (maceração pelicular pós-fermentativa) de 3 semanas.
Com uma  selecção criteriosa, contemplando numerosas provas e análises, criou-se o lote final que estagiou em barricas novas de carvalho francês 11 meses.

NOTAS DE PROVA:
De côr intensa rubi, o Quinta da Bacalhôa 2001 apresenta aromas de frutos encarnados combinados com aromas de madeira e menta, e uma estrutura elegante e complexa.
Possui um grande potencial de envelhecimento.
É o acompanhante ideal de pratos de carnes vermelhas, caça.

HISTÓRIA:
«... Nothing compares to you ...»» Comendador Berardo
Através do testemunho do vinho Palácio da Bacalhôa, queremos dar a conhecer a existência de um dos mais relevantes monumentos da História de Portugal – o Palácio e a Quinta da Bacalhôa.
O vinho Palácio da Bacalhôa 2001  revela-nos a Alma de um lugar único, que preservamos e cuidamos como algo que nos é extremamente precioso.
O vinho, símbolo de ressurreição, da natureza que se renova dá uma prova de eternidade. O Bacalhôa continua os desejos idealizados por Brás de Albuquerque. Casa o prazer da contemplação com o gosto do eterno.

Terras de Cante - Reserva 2008

O Terras de Cantes é um vinho regional alentejano com boa concentração aromática refletida pelo caracter dos seus solos e das castas Moreto, Aragonês, Trincadeira e Alfrocheiro, leva-nos à região de origem destas Terras de Cantes.

No aroma mostra-se atrativo e bastante perfumado, agrupando notas de frutos maduros com taninos redondos e aveludados que lhe conferem um bom equilíbrio, com final volumoso e persistente.

Com 13,5% de teor alcoólico deve ser apreciado à 16ºC de temperatura e acompanha bons pratos de carne vermelha.

Dona Ermelinda - Palmela DOC - 2007

Quando um vinho traz no seu rótulo sigla DOC (Denominação de Origem Controlada), podemos ter certeza que este vinho é sério e produzido com respeito aos consumidores e todo o processo ideal de produção dos bons vinhos.

O Vinho Dona Ermelinda é produzido na Casa Ermelinda Freitas, na Península de Setúbal, localizada à 32km á sudeste de Lisboa. Este vinho foi criado em homenagem a mãe (Ermelinda), do atual produtor (Fernando). É um vinho proviniente de vinhas com mais de 30 anos que procura em cada colheita sublinhar a sua personalidade marcante.

Com 13,5% de teor alcoólico deve ser apreciado a 16ºC de temperatura. É um vinho marcante e exigem pratos de tal nível para fazer uma perfeita harmonização.

Solar dos Lobos - Colheita selecionada - Tinto 2005 CVRA

Este vinho regional alentejano é um vinho que provém de uma vinha plantada no Conselho de Arraiolos, região com destaque pelo terroir.  Resulta da união de algumas castas tradicionais do Alentejo como a Trincadeira, Aragonês, Cabernet Sauvignon e Touriga Nacional tendo permanecida por algum tempo em barricas de carvalho.

Este vinho apresenta uma cor rubi, aroma de grande riqueza e intensidade, com notas de fruta madura. Na boca deixa um sabor suave, com boa estrutura, equilibrado e persistente.

Com 14% de teor alcoólico, deve ser bebido à 18ºC e aberto alguns minutos antes para decantar, melhorando ainda mais sua composição.

CVRA ( Comissão Vitivinicola Regional Alentejana)

Montado - 2008 CVRA

Engarrafado pela José Maria Fonseca a partir das castas Trincadeira, Aragonês e Alicante Bouchet. Montado é um vinho tinto de pefil e características de aroma e sabor que realçam a sua juventude e frescura.

A Vinícula tem mais de 175 anos de experiência na produção de bons vinhos.

Com 13,5%  de teor alcoólico, deve ser apreciado preferencialmente na temperatura de 16ºC e harmoniza muito com pratos da gastronomia italiana a base de molhos e pastas.

Encostas do Enxoé - Reserva 2006 - Tinto

Este vinho foi obtido das principais castas alentejanas onde o Aragonês entra com maior predominância.Faz parte dos vinhos produzido no Alentejo com a marca de controle da CVRA.

Com 14% de teor alcoólico, deverá preferencialmente ser consumido à 18ºC de temperatura e acompanha pratos a base de carne vermelha ou pastas com molhos fortes e acidez equilibrada.

 Vinho Português

ALGARVINI (Feira de Vinhos europeus).

Minha chegada à belíssima Albufeira não poderia ter sido melhor. Ao visitar a fabulosa Algarvini, com degustação das melhores vinhas de Portugal com destaque também para a degustação da sua mais tradicional gastronomia.

O vinho que mais apreciei foi o Malhadinha Nova, um vinho complexo e extremamente elegante.

Um imenso salão, repleto de pessoas procurando se identificar com cada casta, uma verdadeira maravilha de sabores e aromas.

A Feira acontece todos os anos em março e é sempre um sucesso de público.

Periquita

A José Maria da Fonseca, fundada em 1834, é uma das mais antigas e prestigiadas empresas produtoras de vinho em Portugal. Está sempre ligada à Penínsila de Setúbal, onde se produz o vinho Periquita, o vinho de mesa mais antigo de Portugal, lançado em 1850.  As castas Castelão, Trincadeira e Aragonez conferem a este vinho suave e frutado, aromas a frutos vermelhos e especiarias. Apreciado a 16ºc.

Fonte: Periquita 2006 Nª série 4454086.

 Vinho tradicional terras do Sado. O vinho Periquita Rosé é produzido e engarrafado por José Maria da Fonseca, Azeitão Portugal, a partir das castas Castalão, Trincadeira e Aragonez com um perfil aromático bastante frutado. Temperatura de servir é 10ºC.

Periquita  Rosé is made fromCAstelão, Trincadeira and Aragonez , harvested from José Maria da Fonseca's, Azeitão Portugal, own vineyards on the Setubal Peninsula. Serve at 10ºC.

Fonte: Periquita 2008 Nª séria 2143684.

 

 

                    

Contato

Chef Raffa Leal

chefraffalleal@gmail.com

Rua Manoel Moura, 435 Bairro Campestre - São Leopoldo RS

00XX55 51 9561 5718

Pesquisar no site

Portfolio do Chef

02/01/2010 18:56

Feiras Ecológicas em Porto Alegre

Endereço das Feiras Ecológicas  em Porto Alegre. Av. José Bonifácio esq. Oswaldo Aranha - Bairro Farroupilha. Av. Cristovão Colombo, no estacionamento do Shopping Total. Av. Getúlio Vargas, Pátio da Sec da Agricultura do RS. Av. Otto Niemeyer esq. Av. Wenceslau Escobar. - As feiras...

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode

GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL